quinta-feira, 28 de julho de 2011

A velha batalha aos meus olhos - Gráficos X Jogabilidade

Bem, para quem não é Gamer, a jogabilidade é a resposta de um jogo aos comandos do jogador - por exemplo, se der um ''meia lua para frente'' e o jogo entender esse comando raramente, esse jogo tem uma jogabilidade ruim. Gráficos são, obviamente, o design das personagens, das fases e etc, incluindo os detalhes e a iluminação, entre outros. Este post revive a velha batalha entre os dois - qual deles é melhor ?

Os gráficos podem ser considerados opcionais até certo ponto. Gráficos exagerados podem incomodar o jogador em certos casos. A maioria das empresas de Video-Game de hoje apostam nos gráficos bons, pois estes são mais ''baratos'' que uma jogabilidade boa. Os gráficos levam maior prioridade em FPS e em jogos de RPG.

A jogabilidade é importantíssima, sem restrições quanto a tipos de jogos e plataformas. No entanto, uma jogabilidade agradável é algo difícil de se obter, pois em certos casos, uma jogabilidade boa é algo oposto a realidade, e assim, consequentemente aos gráficos - por isso essa disputa é tão antiga. As empresas que preferem investir na jogabilidade acabam sendo incomodadas porque a medida que são criados novos meios de jogar video-game, os meios de configuração da jogabilidade ficam mais complexos e consequentemente mais caros. Uma boa jogabilidade é preferível em qualquer gênero, com o destaque em jogos de plataforma, jogos de luta e RPGs em Tempo Real.

Existem raros casos onde jogos atingem uma individualidade por se destacarem na jogabilidade e nos Gráficos -Monster Hunter é um exemplo. Quando isso ocorre, o sucesso é quase que garantido ; o jogo ainda irá precisar de um Replay bom. O jogo precisa travar o jogador em sua trama, gráficos, e jogabilidade; quando isso acontece, o sucesso é garantido.

Agora que você já tem uma base sobre o assunto, qual você acha que ganha ? Eu prefiro a jogabilidade - ela é critica. Foram várias as vezes em que eu joguei algo com uma ótima trama, mas na jogabilidade, esse jogo pecava. Desisti de vários jogos por causa disso. Gráficos, como eu disse, são opcionais em certo ponto. Por exemplo, Minecraft não tem ótimos gráficos, mas ainda assim, tem varios fãs.

2 comentários:

  1. Mas o que o mercado mais pratica?
    O que Vende Mais?
    O que atrai, e, o que "alegra" mais os fãs de jogos ?

    Qual sua percepção quanto ao futuro dos games ? Até aonde chegaremos ?

    Z3k@

    ResponderExcluir
  2. Bem, como está no post, por maior parte das impresas que atuam na area de games ter preferencia de gráficos melhores, o mercado está sujeito a desenvolver mais os gráficos de um jogo. Por tal concentração, os gráficos tem certa vantagem sobre a jogabilidade quanto a vendas. Individualmente, os dois estão empatados ao ponto em que um é mais avançado que o outro, já que inicialmente os dois estão em um mesmo nivel.
    Não é certo afirmar que os gráficos/jogabilidade irão agradar mais os gamers, pois a preferencia sobre um destes é algo pessoal.
    A minha percepção é a de que sempre haverão empresas que inovarão, tendo uma ideia revolucionaria, e que irá liderar novas gerações dos games, enquanto haverão outras que seguirão este caminho na sombra da liderante, copiando suas ideias. A empresa que inovar mais, obviamente irá ter vantagem na jogabilidade e em outros setores, enquanto as outras irão apostar nos gráficos, algo mais barato e que atinge um maior impacto e notabilidade em menos tempo que a jogabilidade.
    * Obs. - Meu ''Shift'' não funciona, esse é o motivo de a minha resposta não estar bem pontuada.

    ResponderExcluir