sábado, 6 de agosto de 2011

Especial de Sábado #2 - A guerra dos MMOs !

Segundo especial de sábado. Felizmente consegui organizar melhor as informações sobre o assunto de hoje. O assunto desse post são ''MMOs''. Bem, para ter uma base sobre o assunto, você deve saber o que são MMO: MMO é uma sigla para ''Multiplayer Massive Online'', que seria algo como ''Multiplayer Massivo Online''. Se trata de jogos online, como, por exemplo, ''Second Life''. No entando, esse termo não é usado tanto quanto um outro, muito semelhante - MMORPG. RPG é outra sigla - ''Role Playing Game'', algo como ''Jogo de Interpretação de Personagens''. Basicamente, se trata de jogos com elementos surreais, no qual a personagem principal é interpretada por você. Logo, MMORPGs são RPGs online, em multiplayer. Um exemplo seria ''World Of WarCraft'', um MMORPG muito famoso ao redor do mundo.
No entanto, ainda existem MMORPGs menos famosos, como ''Anarchy Online''.
Cada player tem um gosto único. Existem players que são travados em um único jogo, que consideram o melhor MMORPG aquele que estão jogando. Existem players que estão a procura de um MMORPG perfeito, e estão migrando de um MMORPG para outro. Existem aqueles que são mais diversificados, jogando vários MMORPG e considerando todos bem divertidos. Existe aquele que prefere jogar sozinho. Existe aquele que só joga com um grupo. Existem players que chamam o MMORPG do outro de ruim, e vice-versa. Existem diferentes tipos de players, e foram esses diferentes players que eu entrevistei.

NOTA - Por ser um post sobre MMORPGs, consequentemente, haverá constantes repetições dessa sigla, por não haver um sinônimo.
NOTA² - MMORPG é algo dentro da categoria ''MMO''

Como eu publiquei faz algum tempo, o MapleStoryBrasil vai acabar por conta da NEXON, empresa do Maple, não querer renovar seu contrato com a LUG, por conta de que o BMS -BrasilMapleStory - não gerou um lucro aceitável para a NEXON. Então eu me perguntei se outros MMORPG presentes no Brasil poderiam ser responsáveis pelo fim do BMS, já que eles podem, em função da sua popularidade, ''retirar'' jogadores do MapleStory e transferí-los a si.
O primeiro entrevistado foi o Shadow.

Guilherme Rodrigues diz
Você acha que certos MMOs são os responsáveis pelo fim de outros ? Como seria possível equilibrar a existência deles ?
Gustavo Asevedo diz
Não acho que eles sejam responsáveis pelo fim de alguns, mas sim aperfeiçoamentos dos anteriores.
É difícil equilibrá-los, pois um sempre tentara melhorar ou criar uma coisa que o outro não tem.
Guilherme Rodrigues diz
Você acha que os MMOs que não precisam de uma super máquina pra rodar irão sumir ? Ex: Tibia, MMOs de browser.
Gustavo Asevedo diz
Não, porque eles são bom jogos pra matar o tempo.
Guilherme Rodrigues diz
Ok. Gráficos, jogabilidade ou replay ? Qual dos 3 triunfará ?
Gustavo Asevedo diz
Jogabilidade.
Guilherme Rodrigues diz
Entendo, algum motivo ?
Gustavo Asevedo diz
Porque eu gosto de ter liberdade nos jogos.
Guilherme Rodrigues diz
Sim. As ideias estão acabando, e agora? Os desenvolvedores devem procurar ideias onde?
Gustavo Asevedo diz
Ideias em livros, filmes,na própria imaginação e no seu público.
Guilherme Rodrigues diz
Última pergunta, quais são os maiores MMOs de hoje em dia ? E seus preferidos ?
Gustavo Asevedo diz
Ragnarok, Grand Chase e La Tale.
Guilherme Rodrigues diz
Certo, obrigado por participar.
Gustavo Asevedo diz
De nada.
Bem, podemos retirar dessa entrevista que o Shadow acredita que apenas os melhores MMOs irão continuar a ser jogados e crescerem, algo bem semelhante a seleção natural, onde o mais apto sobrevive. MMOs mais simples continuarão a existir pois são fáceis de jogar, e consequentemente podem constituir um bom passa-tempo. A jogabilidade é essencial para aqueles que gostam de liberdade - algo diretamente ligado a jogabilidade. Livros, filmes, si mesmo e o interlocutor são ótimas fontes de ideias. Ele gosta de jogar Ragnarok, Grand Chase, e La Tale, jogos que são bem famosos no Brasil.
Depois, eu entrevistei o meu primo, Marcos.

Você acha que certos MMOs são os responsáveis pelo fim de outros ? Como seria possível equilibrar a existência deles ?
marcos fabiano diz
Acho que sim, porque eles podem atrair outros jogadores e assim acabam sendo desvalorizados.
Guilherme Rodrigues diz
Você acha que os MMOs que não precisam de uma super máquina pra rodar irão sumir ? Ex: Tibia, MMOs de Browser.
marcos fabiano diz
Não, porque é mais fácil de jogar e baixar
Guilherme Rodrigues diz
Certo, gráficos, jogabilidade ou replay ? Qual dos 3 triunfará ?
marcos fabiano diz
Hm, acho que um pouco de tudo.
Guilherme Rodrigues diz
As ideias estão acabando, e agora? Os desenvolvedores devem procurar ideias aonde?
marcos fabiano diz
Sei lá, em desenhos.
Guilherme Rodrigues diz
Ok. Última pergunta, quais são os maiores MMOs de hoje em dia? E seus preferidos? marcos fabiano diz
Mix Master!!!
Guilherme Rodrigues diz
Bem, ok.
Obrigado por participar.
marcos fabiano diz
De Nada.
Certo. Do ponto de vista dele, MMOs podem sim ser responsáveis pelo fim de outros, por justamente ''retirar'' os jogadores de certo MMO. Ele também acredita que MMOs mais simples irão remanescer, por conta de sua simplicidade. Ele acha que um pouco de gráficos, de jogabilidade e de replay são o necessários para um MMO crescer. Ele acredita que em desenhos podem se retirar ideias. Para ele, Mix Master é seu MMO preferido e o melhor também; no entanto, Mix Master é um MMO relativamente famoso, assim como La Tale. Logo, podemos associar que uma pessoa junta seu MMO preferido a ele ser o melhor.
Depois, foi a vez do Dark.

Você acha que certos MMOs são os responsáveis pelo fim de outros ? Como seria possível equilibrar a existência deles ?
Mauriciioo . diz
Acho que nenhum culpa outro. Mas pode haver certa influencia; como por exemplo, algum jogo é bem mais jogado do que o outro, assim ele tira os players daquele jogo.
Mas também se dizer que aquele que não teve o sucesso que teria em outro lugar.
Tudo depende do gosto de cada pessoa, e todos os jogos já estão equilibrados em si.
Com o passar do tempo eles podem inovar e acabar ganhando mais do que o outro, e sempre vai ser assim.
Guilherme Rodrigues diz
Entendo.
Voce acha que os MMOs que não precisam de uma super máquina pra rodar irão sumir ? Ex: Tibia, MMOs Online.
Mauriciioo . diz
Não, porque sempre alguém gosta daquele determinado jogo; sempre vai ter gente jogando.
Sempre tem algum tipo de propaganda.
O Tibia por exemplo, seus gráficos são ruins, mas o pessoal gosta dele por causa de sua jogabilidade fácil, onde você rapidamente aprende.
Guilherme Rodrigues diz
Ok, próxima:
Gráficos, jogabilidade ou replay ? Qual dos 3 triunfará ?
Mauriciioo . diz
Acho que o melhor é jogabilidade; o grafico vem junto.
Com uma boa jogabilidade, as pessoas vão se acustumar rapido, vão querer jogar por mais tempo.
Por exemplo, eu já vi muita gente falando que não jogava Ragnarok porque não gostava do gráficos.
Ragnarok foi o meu primeiro jogo; os graficos podem não ser os melhores,
mas eu gosto de jogar por causa de sua diversão e pela jogabilidade que também acho fácil, e com tempo você se acustuma. Mas há aqueles que tem gráfico e jogabilidade tudo junto. Esse sim é um jogo bom. As pessoas comentam o Cabal, eu nunca joguei, mas já vi algumas imagens.
É só ter uma boa Jogabilidade que voce conquistará fãs.
Guilherme Rodrigues diz
As ideias estão acabando, e agora? Os desenvolvedores devem procurar ideias aonde ?
Mauriciioo . diz
Acho que uma fonte boa vem de animês, ou filmes.
São ideias muito variadas - piratas, ninjas, shinigamis, ciborgues, efeitos especiais de mutantes,
super poderes... Isso se reune em boa parte de varios filmes e animes.
O jogo que todos mais gostam é o futebol; se não é o que gostam é o que mais vende.
Ou se não FPS. Mas a maior quantidade de jogos são do tipo Ação e Aventura, aqueles que tem pouca pancadaria ou violência extrema. No MMORPG não é diferente, então se você tiver ideias variadas você pode ganhar uma legião de fãs.
Mas tem que ser uma ideia boa. Vamos dizer você cria um jogo de robôs, que tem classes. Arqueiros, Espadachins, Ferreiros... Então você que decide qual tipo de jogo fará. E a critividade tem que ser umas das principais coisas junto ao criar o jogo.
Guilherme Rodrigues diz
Entendo, última pergunta, quais são os maiores MMOs de hoje em dia ? E seus preferidos ?
Mauriciioo . diz
Bem, é dificil falar quais são os maiores, pois não há algum na frente, bem em disparada. Acho que a disputa está bem equilibrada entre todos. Se você perceber o número de players online, aumentou drasticamente em vários jogos - Ragnarok, Grand Chase, e muitos outros. Os meus preferidos são Grand Chase e Ragnarok. Acho que esses dois são os que mais me deram vício por um bom tempo, pois sempre parava de jogá-los, mas não aguentava ficar longe, e acabava voltando. Maple eu também curtia.
Guilherme Rodrigues diz
Ok, obrigado por participar.
Mauriciioo . diz
De nada.
Bem, o Dark tem uma opinião vasta. Segundo ele, os MMOs não são culpados pela falência um do outro, e que de qualquer forma, haverão players daquele MMO, ou seja, tem gosto pra tudo. Gráficos e jogabilidade andam juntos. Na ausência de um, não há sucesso. Acha que Animes e Filmes são boas fontes de ideias, mas a qualidade destas ideias está em função do tipo de jogo. Todos os MMOs estão nivelados quanto público, não havendo ''o melhor MMO''. Para ele, a jogabilidade foi um fator crítico na hora de escolher seus MMO preferidos.
Por último, entrevistei o André.
Você acha que certos MMOs são os responsáveis pelo fim de outros ? Como seria possível equilibrar a existência deles ?
Andre Tinti diz
Bom... eu acho que sim, principalmente quando o MMO estava fazendo sucesso, e
vem outro do mesmo tipo, só que "melhor". Ai o criador do MMO fica depressivo,
triste... até desistir quando só tiver umas 100 pessoas.
Guilherme Rodrigues diz
Você acha que os MMOs que não precisam de uma super máquina pra rodar irão sumir ? ex: Tibia, MMOs de Browser.
Andre Tinti diz
Eu acho que não, pois os MMOs pequenos são os mais jogáveis, já que nem todos podem ter uma super máquina.
Guilherme Rodrigues diz
Gráficos, jogabilidade ou replay ? Qual dos 3 triunfará ?
Andre Tinti diz
Jogabilidade na minha opinião.
Guilherme Rodrigues diz
As ideias estão acabando, e agora? Os desenvolvedores devem procurar ideias onde ?
Andre Tinti diz
É claro que em jogos/ MMOs/ rpgs-no-mmo antigos, pois foi lá que houve novas ideias, e então eles podem se inspirar e tentar fazer algo igual só que renovado ficando meio que "diferente", igual Minecraft, que terá bases igual aos de Terraria.
Guilherme Rodrigues diz
Entendo. Última pergunta, quais são os maiores MMOs de hoje em dia ? E seus preferidos ?
Andre Tinti diz
Eu não conheço de nenhum MMO bem famoso, adorado por todos, que tá até na TV (incluindo na EUA, Japão, Coreia, etc.) passando comerciais, trailers, etc... mas os meus preferidos e que ficaram bem famosas é o MapleStory e Ragnarok
(eu já joguei e gostei muito, mas faz tanto tempo que nem me lembro mais como era)
Guilherme Rodrigues diz
Entendo
Obrigado por participar
Andre Tinti diz
Foi um prazer participar.

A opinião do André é bem diferente. Ele acha que MMOs podem ''matar'' uns aos outros. Ele, como todo mundo, acha que MMOs mais simples continuarão a existir, pela sua acessibilidade aos jogadores. Ele acha que em outros jogos, em MMOs mais antigos, pode se encontrar ideias.
Ele não conhece um MMO muito famoso, mas acha que Ragnarok e MapleStory, seus preferidos, são muito jogados.
E essas são as opiniões que eu obtive. Agora falta a minha opnião. Bem, para mim, um MMO pode matar o outro - indiretamente. Creio que os CEOs das grandes corporações que administram esses MMOs não tem a intenção de eliminar possíveis concorrentes. Acho que não pode se equilibrar os MMOs do mundo, pois, assim como nos próprios MMOs, sempre tem algo que é melhor que o outro. Como a maioria, a jogabilidade é o essencial em um MMO. Gráficos demais forçam o player a ter um computador melhor. O replay surge com uma trama junto a uma jogabilidade boa. Imagine os gráficos como uma cobertura de bolo: ao coloca-la, o bolo fica mais gostoso e bonito, mas se voce exagerar, certas pessoas irão achar que ele ficou muito doce.
Nos dias de hoje, a criatividade falta até mesmo para os animes, filmes, livros... mesmo se copiassemos o passado, não é a mesma coisa. O que os MMOs de hoje precisam é de algo novo - que ainda precisa ser descoberto no mais profundo consciente ou subconsciente humano. Para mim, World Of Warcraft, Ragnarok Online e MapleStory são os maiores MMOs do mundo - não estou considerando dentro do Brasil. Dentro do Brasil, GunBound, Ragnarok, GrandChase e possivelmente Get Amped são grandes MMOs, que conquistaram sua hegemonia no ramo e mataram outros MMOs, como Maple. Agora, eu me pergunto - Maple morreu porque mataram ele, ou foi porque seu interlocutor foi planejado erroneamente ? Isso é algo muito vago. Os meus MMOs preferidos são vários, como Ragnarok, MapleStory, Mix Master, GrandChase, Angels Online... mas o meu MMO perfeito ainda não foi encontrado.

E você ? Desenvolveu uma opinião detalhada sobre o assunto ? Que tal compartilhá-la comentando, aqui em baixo ??? Afinal, agora só falta a SUA opinião !


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