sábado, 13 de agosto de 2011

Especial de Sábado #3 - Maconha

Bem, hoje é sabado, dia de Especial. Yay. Aliás, não posto algo há algum tempo por falta de ideias, principalmente.

Com drogas, você vê coisas estranhas.

Bem, aqui em Goiás, acabei me destacando em minha classe, junto com algumas outras pessoas.
Então, um dos meus professores procurou criar um grupo de debate com os alunos mais interessados em estudar, e o primeiro assunto seria ''Legalização da Maconha'', um assunto muito polêmico. Bem, eu vi documentários, li documentários, conversei e fui formando uma opinião.

O que eu preciso saber, para ter uma base sobre o assunto ?
Antes de tudo, abandone suas ideologias - deixe de pensar na maconha como uma droga, e também, caso voce a considere do bem, pare de considerar ela do bem. Ou seja, livre-se de seus dogmas e ideologias por um momento - porque neste post, ela será analisada, primeiramente, de forma imparcial e cientifica.
Primeiramente, você deve saber que a Cannabis é o gênero da maconha, um gênero que engloba várias outras plantas, algumas muito alucinógenas e outras nem tanto. A maconha fui usada durante milhares de anos, pelo próprio efeito que ela produz e pelo seu poder medicinal, muito grande. Do caule da cannabis, se é produzido o
Cânhamo, uma fibra muito resistente. Nas antigas embarcações, as velas eram feitas deste material, para serem mais duráveis. Também se fazia papel dele, inclusive, a declaração de independencia dos EUA foi feita em um papel desse fibra - irônico, não ? Nos EUA, existem estados que legalizaram a ''Medicinal Marijuana'', em outras palavras, a maconha para fins medicinais. Ela pode tratar de dores musculares, depressão, ansiedade, e vários outros problemas. Antigamente, a Cannabis foi até mesmo mais importante que a comida para algumas pessoas, sendo estritamente ligada a religião, algo em que a maconha seria o ''Alimento da Alma''. Ela era importante economicamente.
Por enquanto, foram citados os pontos positivos da Cannabis, mas agora, se deve analisar os negativos, que, por incrível que pareça, são praticamente inexistentes. Durante as conversas ''Off-Topic'' que aconteciam na sala de aula, eu aprendi que a cerveja e o cigarro são cerca de centenas de vezes mais prejudiciais que a Maconha, e menos viciantes também - no entanto, ela ainda assim tem o poder de te viciar. Um ponto negativo, seria que ela pode te fazer ir para outras drogas, em busca de um efeito mais forte do que no início do uso. O resto das informações estão distribuidas pelo post - leia ! =D

Durante as diversas entrevistas desse especial, pude ver que existem pontos de vista bem semelhantes e opostos, por conta de que eram apenas 2 perguntas - ''Voce é a favor da legalização da maconha? Por que?'' - Uma questão relativamente simples, mas que contém várias respostas, e dentro de cada resposta semelhante, um ''porque'' diferente.
Eu resumi algumas opiniões deixando-as sem traços de um certo gênero discursivo - relato - e sem a linguagem coloquial.

Primeiramente, vamos as opiniões A FAVOR.

Mauriciioo . diz
Se eles legalizarem a maconha, pessoas não vão serem mais presas por traficar a droga, pois isto será permitido. Mas se você não legalizar vão continuar do jeito que está, onde traficar é ilegal, pessoas se matam para conseguirem comprar a droga, e terem que ficar indo em posto de troca. Com a legalização, acho que não vai ter tantas brigas, mas as pessoas vão parar de comprar, pois muitos gostam de quebrar regras ir contra a lei, e quando se não tem mais lei contra o tráfico, muitos param. Bem, é isso.
Ponto de vista relativamente comum, e verdadeiro, ao meu ver. Boa parte das pessoas costumam crer que ''regras foram feitas para serem quebradas'', e quando não há regras, ocorre a desistência dos costumes errôneos da população. Minha madrasta tem uma opinião bem semelhante.

Outro dia, enquanto eu estava cortando o cabelo, ouvi comentarem sobre esse assunto - que sorte ! - e um dos que estavam conversando já havia usado maconha - Afirmava que tinha usado ela por dez anos. Hoje, ele aparenta ser uma pessoa normal, não demonstra estar louco ou algo assim. Ele afirmou que a Cannabis dá ao usuario um efeito relaxante, de ''paz interior'', e que ela tem um poder medicinal grande, pois ao ele parar de usar, ele adquiriu problemas respiratórios, dizia. Segundo ele, o ''Crack'' é o verdadeiro problema, pois já conheceu pessoas que dariam sua vida pela droga.
Um amigo meu, Marcos, diz o seguinte:

Eu sou a favor da regularizaçao da maconha, acho que vai diminuir mais o número de usuários, e também o tráfico. O gorverno ainda vai lucrar com isso.
Bem, pode-se perceber que uma parte das pessoas acha que a legalização irá, ironicamente, diminuir o consumo, pois ''quebrar a lei'' é um dos motivos do consumo.

Agora, vamos as opiniões que mostram IMPARCIALIDADE.

Gustavo Asevedo diz
Se as pessoas querem consumir para ir se matando pode legalizar. De qualque jeito, legalizando ou não elas vão se matar pra te ou por usar mais.
Bem, para o Gustavo, a liberação seria, algo que ao seu ver, não o afetaria. Aparentemente, há pouca gente com essa opinião, pois a maioria é a favor ou contra. Meu pai também vê as coisas assim. Meu professor - aquele do início do post - também vê as coisas assim, mas ele é a favor em alguns pontos.

Aqueles que mostram imparcialidade são poucos, então, agora vamos para aqueles que são CONTRA. Antes de ler, eu percebi que algumas dessas opiniões mostram que seus criadores são guiados pela ideologia que a mídia impôs, a ideologia de que a maconha é uma droga ao nível do crack, da heroína, drogas poderosíssimas e com uma imagem ruim.

PCSiqueira
Não é a favor da legalização da maconha, porque as pessoas não iriam fazer mais nada da vida, iria ser uma geração de gente retardada, que vai ter filho retardado, e ainda não vão conseguir criar os filhos, iria ser pior do que na situação na qual estamos agora.
Na opinião dele, que pode ser vista neste video, eu dei uma editada, para tirar os traços da linguagem coloquial, mas dessa forma, o texto, como eu disse, acaba perdendo a essência da opinião ''original''.
Ele diz que a maconha teria o poder de tornar a nação brasileira um ''grande contigente'' de pessoas drogadas, que não iriam fazer nada da vida, pois iriam se devotar inteiramente para o consumo da droga. Por ser uma opinião bem direta, não há muito o que eu posso dizer/resumir.

Marquinhos
Não, pois não quero ver a cidade toda drogada.
Meu primo aparenta mostrar sendo contra, e como eu disse, eu acho que ele criou sua opinião principalmente através do que a midia lhe ofereceu - a ideologia de que a maconha é ruim em TODOS os aspectos. O André também pensa assim, ao meu ver :

Andre
Não, pois maconha é uma coisa ruim.
Agora, pro final das opiniões contra, eu deixei a opinião da nova membra do nosso Staff, a ''Junni'', que como está escrito lá, é muito inteligente.

Mogliane
Eu sou contra. Se a maconha for legalizada, o controle será perdido de uma vez por todas, pois ainda que hoje o contingente de pessoas usuárias da maconha seja um número bastante grande, ainda há um controle, mesmo que pequeno, e se houver a legalização, o número de usuários tenderá a aumentar, deteriorando cada vez mais a sociedade.
Medicinalmente - Mesmo assim, muitas pessoas iriam se aproveitar disso, pra poder usar de forma errada. Ninguém mais tem respeito por nada, se legalizar, eu penso que aí sim que vai ferrar tudo.

Assim como o PCSiqueira, ela acha que a liberação da maconha faria nós descermos até a Anarquia, e, ao contrário de uma parte das pessoas a favor, ela acha que a liberação iria fazer com que houvesse mais adeptos da droga.

Finalmente, chego a uma parte de opiniões que não se encaixaram na categoria das outras. Bem, neste especial só houve uma pessoa que viu as coisas de uma forma diferente - meu professor. Ele ainda não tem uma opinião definida quanto ao uso da maconha pela recreação, mas ele é a favor dele para uso comerciais e medicinais, pois além dos poderes medicinais contidos nela, podem ser criados xampus, condicionadores, cremes, protetores labiais e vários outros produtos.

Agora, é a hora da minha opinião. Bem, após ler textos, ver reportagens, coletar opiniões e etc, pude definir minha opinião mais claramente - mas não de forma definitiva. Hoje, a ideologia da mídia brasileira está presente, eu acho, que no minimo 70% dos brasileiros, afinal, o Brasil é um país que não investe na educação, que para os governantes seria o mesmo que abrir os olhos da população. A vilã não é a maconha - é a midia ! Álcool e Cigarros são infinitamentes mais prejudiciais que a maconha e ainda assim a mídia propaga o uso deles. Voltando ao essencial, tenho uma opinião similar a do meu professor. Creio que a maconha devia ser usada medicinalmente, com certas restrições, como por exemplo, atestados de um certo número de médicos, exames, recomendação de especialistas no assunto, etc... Hoje, existem várias outras drogas - conhecidas como remédios - que tem o mesmo efeito que a maconha, mas ela é algo ''natural'', e além do mais, pode-se controlar os níveis dos componentes presentes nela para se atingir um resultado em que ela pode se focar para a cura de uma certa doença ou para a recreação - se houvesse a liberação para uso medicinal, a Cannabis deveria ser criada em laborátorios para controle de seus componentes, para se atingir um efeito medicinal equilibrado com o efeito alucinógeno presente nela originalmente.
Além da medicina, creio que do ponto de vista comercial, ela devia ser liberada. Podem ser criados diversos produtos da planta, que poderiam trazer indústrias a países menos desenvolvidos, que estão praticamente na miséria, e assim eles poderiam se tornar países explorados, que vendem mão-de-obra barata, assim como o nosso, mas, pelo menos, seriam gerados empregos. Primeiramente, a mídia deveria usar seu poder para quebrar sua própria ideologia imposta, e o mercado deveria ser aquecido com produtos baratos e eficazes, e consequentemente, haveria o ganho de popularidade no Brasil. A mídia deveria diminuir as taxas para as indústrias que produzissem tais produtos.

Esse foi o post, espero que tenha gostado. Caso tenha se interessado pelo assunto, veja os seguintes documentários/textos, dos quais eu tirei boa parte do meu conhecimento sobre o assunto :
  • Cannabis - A Erva Maldita
  • Cortina de Fumaça
  • Grass - A História da Maconha
  • The Union: The Business Behind Getting High
  • Super High Me
  • Um pé de quê - Cannabis
  • Super Interessante - Especial MACONHA (2002)
Agora o post acaba oficialmente, acho que ficou bom. Mas pode ficar melhor, desde que ele tenha a SUA opinião ! =D

2 comentários:

  1. Eu sei que é tarde, mas... Eu mudei de opnião depois de ver seu post. Estou contra da maconha pois o mundo esta cada vez pior, não existe ninguem que seja justo, entao se legalizarem, irao mesmo aproveitar disso, e ferraria com todo o mundo.

    ResponderExcluir
  2. Legal André, uma das ideias do post é fazer com que o leitor possa desenvolver uma opinião mais completa, e que assim ele possa ver os dois lados da situação, sabendo os pontos de cada um. Obrigado por comentar =D

    ResponderExcluir